Rigidbody
Rigidbody é um dos componentes de física, um objeto com Rigidbody interage na cena com gravidade e colisões.
Para ativar o Rigidbody de um objeto, basta selecionar o objeto desejado e ir ao painel de propriedades.
Mudando a massa do objeto
- A massa corresponde ao peso do objeto na cena.
Ativando a gravidade do objeto
⚠️ Se um objeto estiver cruzando outro, basta colocar um colisor ⚠️
- A gravidade já vem habilitada por padrão, mas caso esteja desabilitado, basta habilitar a opção
Gravity
.
Multiplicador de gravidade
- O multiplicador de gravidade multiplica a velocidade da gravidade pelos valores definidos.
Algoritmo contínuo
Física
- As propriedades de física do RigidBody.
Atrito
- É o componente horizontal da força de contato que atua sempre que dois corpos (objetos) entram em choque e há tendência ao movimento.
Amortecimento linear
- A força que é aplicada contrária a direção de colisão de um objeto.
Amortecimento Angular
- Uma força que é aplicada contrária a direção de colisão de um objeto, porém de forma angular (rotação).
Restituição.
Congelando a posição e a rotação do objeto
- Congela eixos específicos de rotação e posição do objeto (
X
,Y
,Z
).
Camada
- Utilizando camadas é possível ignorar colisão com objetos especificados.