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SoundPlayer

Para que serve um SoundPlayer?

  • É responsável por executar um som, seja ele "2D" ou "3D" na cena.

⚠️ para que o som seja ouvido, é necessário que exista obrigatoriamente um SoundListener na cena, que geralmente é colocado na Camera ⚠️

Arquivo de som

  • O arquivo de som para ser executado.


Modo de carregamento

⚠️ veja mais sobre os modos de carregamento de som em tipos de execução de som ⚠️

Imediato

  • Congela a execução do jogo até o som ser totalmente carregado (sons maiores tendem a ter um tempo maior de carregamento).

Assíncrono

  • Carrega o som durante a execução do jogo.

Stream

  • Começa a reproduzir o som imediatamente, mesmo durante o carregamento.


Executar ao iniciar

  • Define se o som será ou não iniciado quando a cena carregar.


Diâmetro

  • O diâmetro de alcance do som.


Repetição

  • Define se o som se repetirá ou não em loop.


Velocidade

  • A velocidade de reprodução do som.


Volume

  • O volume do som.


Tom

  • O tom do som.


Modo

  • O modo de representação do som.

2D

  • Executa independentemente da cena. O som terá o mesmo volume independentemente da distância do SoundPlayer até o SoundListener.

3D

  • Executa na cena. O som terá o volume alterado de acordo com a distância do SoundPlayer até o SoundListener (quanto mais perto, maior será o volume, quanto mais longe, mais baixo será o volume).

  • O SoundPlayer precisa estar dentro da área de alcance do SoundListener e o SoundListener precisa estar dentro do alcance do SoundPlayer para o som ser detectado e ouvido.

Curva de distância
  • A curva de distância altera o comportamneto do som de acordo com os valores do gráfico.


Parar

  • Para a execução do som.


Executar

  • Executa o som.