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Camera

classe Camera

A câmera é responsável por renderizar tudo o que é visto na cena, são como seus olhos no jogo.

Veja o tópico componente câmera para saber mais sobre a câmera.


public class Camera extends Component

— Construtores (1) —

ConstrutorDescrição
Camera()Cria uma nova instância da Camera.

— Enumeradores (2) —

public enum FreeAspectResolutionSide {
Width, Height
}

public enum ResolutionMode {
Percentage, FixedResolution, FreeAspectResolution
}

— Métodos (91) —

NomeDescrição
float getRenderDistance()Retorna o valor da distância de renderização da Câmera.
void setRenderDistance(float value)Define o valor da distância de renderização da Câmera como o valor do argumento "value".
float getMinimalDistance()Retorna a distância mínima renderizada pela Câmera.
void setMinimalDistance(float value)Define a distância mínima renderizada pela câmera como o valor do argumento "value".
float getFov()Retorna o campo de visão da Câmera.
void setFov(float value)Define o campo de visão da Câmera como o valor do argumento "value".
int getRenderPercentage()Retorna a qualidade de renderização (resolução) da Câmera.
void setRenderPercentage(int value)Define a qualidade de renderização da Câmera (resolução) como o valor do argumento "value".
int getLayer()Retorna a camada da Câmera.
void setLayer(int value)Define a camada da Câmera como o valor do argumento "value".
float getOrthoDiameter()Retorna o diâmetro da visão ortográfica da Câmera (somente em projeção de câmera 2D).
void setOrthoDiameter(float value)Define o diâmetro da visão ortográfica da Câmera (somente em projeção de câmera 2D) como o valor do argumento "value".
int getProjection()Retorna a projeção da Câmera (2D ou 3D).
void setProjection(int value)Define a projeção da Câmera (2D ou 3D) como o valor do argumento "value".
int getBackground()Retorna o valor do plano de fundo da Câmera.
void setBackground(int value)Define o plano de fundo da câmera como o valor do argumento "value".
[CameraObjectFilter] getObjectFilter()Retorna o filtro do objeto anexado à Câmera.
void setObjectFilter([CameraObjectFilter] filter)Define o filtro do objeto anexado à Câmera como o valor do argumento "filter".
RayDirection screenPointRay(int x, int y)Retorna um raio saindo da Câmera apontando na direção das coordenadas da tela para os valores dos argumentos "x" e "y".
RayDirection screenPointRay(Point2 screenCoords)Retorna um raio saindo da Câmera apontando na direção das coordenadas da tela para o valor do argumento "screenCoods".
RayDirection screenPointRay(float x, float y)Retorna um raio saindo da Câmera apontando na direção das coordenadas da tela para os valores dos argumentos "x" e "y".
RayDirection screenPointRay(Vector2 screenCoords)Retorna um raio saindo da Câmera apontando na direção das coordenadas da tela para o valor do argumento "screenCoods".
Vector3 screenPointNormal(int x, int y)Retorna uma normal que informa a direção deixando a câmera apontada na direção das coordenadas da tela para os valores dos argumentos "x" e "y".
Vector3 screenPointNormal(Point2 screenCoords)Retorna um normal que informa a direção que sai da câmera apontando na direção das coordenadas da tela para o valor do argumento "screenCoords".
Vector3 screenPointNormal(float x, float y)Retorna uma normal que informa a direção deixando a câmera apontada na direção das coordenadas da tela para os valores dos argumentos "x" e "y".
Vector3 screenPointNormal(Vector2 screenCoords)Retorna um normal que informa a direção que sai da câmera apontando na direção das coordenadas da tela para o valor do argumento "screenCoords".
void takeScreenShot(String folder, String outputFile)Tira um print (Screenshot) da tela e salva em uma pasta com o nome definido como o valor do argumento "folder", e em um arquivo dentro dessa pasta com o nome definido como o valor do argumento "outputFile".
void takeScreenShot(String folder, String outputFile, boolean bypassFileChecking)Tira um print (Screenshot) da tela e salva em uma pasta com o nome definido como o valor do argumento "folder", e em um arquivo dentro dessa pasta com o nome definido como o valor do argumento "outputFile", e se for o caso e o valor do argumento "bypassFileChecking" for "verdadeiro", a engine não verifica se o endereço do arquivo é gravável, e tenta colocar um endereço mesmo assim, por exemplo, se colocar um endereço fora, vai dar erro, já que o Android não permite escrever fora da data do aplicativo.
void takeScreenShot(File folder, String outputFile)Tira um print (Screenshot) da tela e salva em uma pasta com o nome definido no valor do argumento "folder", e em um arquivo dentro dessa pasta com o nome definido no valor do argumento "outputFile".
float[] getViewMatrix()Retorna a exibição de matriz da Câmera.
float[] getProjectionMatrix()Retorna a projeção da matriz da Câmera.
ArrayList getFilters()Retorna os filtros atuais usados na Câmera.
[CameraFilter] getFilter(int idx)Retorna um filtro da Câmera por um id definido como o valor do argumento "idx".
[CameraFilter] getFilter(String tittle)Retorna um filtro da Câmera por seu nome definido como o valor do argumento "tittle".
[CameraFilter] getFilter([Class] classReference)Retorna um filtro da Câmera por uma classe de referência definido como o valor do argumento "classReference".
int getFilterCount()Retorna o número de filtros usados na Câmera.
void setFilters(ArrayList filters)Define os filtros na Câmera como o valor do argumento "filters".
void addFilter([CameraFilter] cameraFilter)Adiciona um filtro da Câmera definido como o valor do argumento "cameraFilter".
void removeFilter([CameraFilter] cameraFilter)Remove um filtro da Câmera definido como o valor do argumento "cameraFilter".
void recalculateMatrices()Força o recálculo instantâneo das matrizes da Câmera.
FrameBuffer getFrameBuffer()Retorna o FrameBuffer anexado à Câmera.
boolean isVisible(ModelRenderer modelRenderer)Retorna verdadeiro se o ModelRenderer da Câmera é visível, retorna falso se não.
boolean isVisible(Vertex vertex, SpatialObject object)Retorna verdadeiro se o vértice do objeto definido no argumento é visível para a Câmera, retorna falso se não.
boolean isVisible(Vertex vertex, Transform transform)Retorna verdadeiro se o vértice do objeto e o Transform são visíveis para a Câmera, retorna falso se não.
boolean isVisible(Vertex vertex, float[] renderMatrix)Retorna verdadeiro se o vértice do objeto e a matriz de renderização são visíveis para a Câmera, retorna falso se não.
boolean isSphereVisible(Vector3 position, float radius)Retorna verdadeiro se a posição e o raio da esfera são visíveis para a Câmera, retorna falso se não.
boolean isSphereVisible(float x, float y, float z, float radius)Retorna verdadeiro se a posição e o raio da esfera são visíveis para a Câmera, retorna falso se não.
boolean isSphereVisible(Transform transform, float radius)Retorna verdadeiro se a posição do Transform e o raio da esfera são visíveis para a Câmera, retorna falso se não.
boolean isCubeVisible(Vector3 position, float size)Retorna verdadeiro se a posição e o tamanho do cubo são visíveis para a Câmera, retorna falso se não.
boolean isCubeVisible(float x, float y, float z, float size)Retorna verdadeiro se a posição e o tamanho do cubo são visíveis para a Câmera, retorna falso se não.
boolean isPointVisible(SpatialObject object)Retorna verdadeiro se o SpatialObject definido no argumento é visível para a Câmera, retorna falso se não.
boolean isPointVisible(Transform transform)Retorna verdadeiro se o Transform definido no argumento é visível para a Câmera, retorna falso se não.
boolean isPointVisible(Vector3 position)Retorna verdadeiro se a posição definida no argumento é visível para a Câmera, retorna falso se não.
boolean isPointVisible(float x, float y, float z)Retorna verdadeiro se a posição definida no argumento é visível para a Câmera, retorna falso se não.
int determineImageResolutionPercentage()Define a porcentagem de resolução atual da imagem da Câmera.
float getExposure()Retorna o valor do efeito Exposure atual da Câmera.
int getFixedResolutionPixelsHeight()Retorna o valor da resolução vertical fixa em pixels da Câmera.
void setFixedResolutionPixelsHeight(int value)Define o valor da resolução vertical fixa em pixels da Câmera.
int getFixedResolutionPixelsWidth()Retorna o valor da resolução horizontal fixa em pixels da Câmera.
void setFixedResolutionPixelsWidth(int value)Define o valor da resolução horizontal fixa em pixels da Câmera.
[FreeAspectResolutionSide] getFreeAspectResolutionSide()Retorna o valor da resolução livre em pixels da Câmera mantendo a proporção de acordo com o lado da tela do dispositivo.
void setFreeAspectResolutionSide([FreeAspectResolutionSide] value)Define o valor da resolução livre em pixels da Câmera mantendo a proporção de acordo com o lado da tela do dispositivo.
int getFreeResolutionPixels()Retorna o valor da resolução livre em pixels da Câmera.
void setFreeResolutionPixels(int value)Define o valor da resolução livre em pixels da Câmera.
float[] getFrustumMatrix()Retorna a matrix de frustum atual da Câmera.
float getGamma()Retorna o valor do efeito Gamma atual da Câmera.
float[] getHierarchyCameraMatrix()Retorna a hierarquia da matrix da Câmera.
int getImageHeight()Retorna a altura atual da imagem da Câmera.
float getImageRatio()Retorna a proporção atual da imagem da Câmera.
int getImageWidth()Retorna a largura atual da imagem da Câmera.
float[] getInverseFrustumMatrix()Retorna a matrix de frustum inversa atual da Câmera.
float[] getInverseViewMatrix()Retorna a visualização atual da matrix inversa da Câmera.
float getNearPlane()Retorna o valor do efeito NearPlane atual da Câmera.
float getFarPlane()Retorna o valor do efeito FarPlane atual da Câmera.
float getScaledRectHeight()Retorna a escala atual da altura do Rect da Câmera.
float getRectHeight()Retorna a altura atual do Rect da Câmera.
void setRectHeight(float value)Define a altura atual do Rect da Câmera.
float getRectPosX()Retorna a posição X atual do Rect da Câmera.
float getScaledRectPosX()Retorna a escala atual da posição X do Rect da Câmera.
void setRectPosX(float value)Define a posição X atual do Rect da Câmera.
float getRectPosY()Retorna a posição Y atual do Rect da Câmera.
float getScaledRectPosY()Retorna a escala atual da posição Y do Rect da Câmera.
void setRectPosY(float value)Define a posição Y atual do Rect da Câmera.
float getRectWidth()Retorna a largura atual do Rect da Câmera.
float getScaledRectWidth()Retorna a escala atual da largura do Rect da Câmera.
void setRectWidth( float value)Define a largura atual do Rect da Câmera.
Vector3 getRenderCameraDirection()Retorna a direção atual de renderização da Câmera.
Vector3 getRenderCameraPosition()Retorna a posição atual de renderização da Câmera.
[ResolutionMode] getResolutionMode()Retorna o modo de resolução atual da Câmera.
void setResolutionMode([ResolutionMode] value)Define o modo de resolução atual da Câmera.
FrameBuffer getFrameBuffer()Retorna o buffer de quadros atual da Câmera.