Camera
classe Camera
A câmera é responsável por renderizar tudo o que é visto na cena, são como seus olhos no jogo.
Veja o tópico componente câmera para saber mais sobre a câmera.
public class Camera extends Component
— Construtores (1) —
Construtor | Descrição |
---|---|
Camera() | Cria uma nova instância da Camera. |
— Enumeradores (2) —
public enum FreeAspectResolutionSide {
Width, Height
}
public enum ResolutionMode {
Percentage, FixedResolution, FreeAspectResolution
}
— Métodos (91) —
Nome | Descrição |
---|---|
float getRenderDistance() | Retorna o valor da distância de renderização da Câmera. |
void setRenderDistance(float value) | Define o valor da distância de renderização da Câmera como o valor do argumento "value". |
float getMinimalDistance() | Retorna a distância mínima renderizada pela Câmera. |
void setMinimalDistance(float value) | Define a distância mínima renderizada pela câmera como o valor do argumento "value". |
float getFov() | Retorna o campo de visão da Câmera. |
void setFov(float value) | Define o campo de visão da Câmera como o valor do argumento "value". |
int getRenderPercentage() | Retorna a qualidade de renderização (resolução) da Câmera. |
void setRenderPercentage(int value) | Define a qualidade de renderização da Câmera (resolução) como o valor do argumento "value". |
int getLayer() | Retorna a camada da Câmera. |
void setLayer(int value) | Define a camada da Câmera como o valor do argumento "value". |
float getOrthoDiameter() | Retorna o diâmetro da visão ortográfica da Câmera (somente em projeção de câmera 2D). |
void setOrthoDiameter(float value) | Define o diâmetro da visão ortográfica da Câmera (somente em projeção de câmera 2D) como o valor do argumento "value". |
int getProjection() | Retorna a projeção da Câmera (2D ou 3D). |
void setProjection(int value) | Define a projeção da Câmera (2D ou 3D) como o valor do argumento "value". |
int getBackground() | Retorna o valor do plano de fundo da Câmera. |
void setBackground(int value) | Define o plano de fundo da câmera como o valor do argumento "value". |
[CameraObjectFilter] getObjectFilter() | Retorna o filtro do objeto anexado à Câmera. |
void setObjectFilter([CameraObjectFilter] filter) | Define o filtro do objeto anexado à Câmera como o valor do argumento "filter". |
RayDirection screenPointRay(int x, int y) | Retorna um raio saindo da Câmera apontando na direção das coordenadas da tela para os valores dos argumentos "x" e "y". |
RayDirection screenPointRay(Point2 screenCoords) | Retorna um raio saindo da Câmera apontando na direção das coordenadas da tela para o valor do argumento "screenCoods". |
RayDirection screenPointRay(float x, float y) | Retorna um raio saindo da Câmera apontando na direção das coordenadas da tela para os valores dos argumentos "x" e "y". |
RayDirection screenPointRay(Vector2 screenCoords) | Retorna um raio saindo da Câmera apontando na direção das coordenadas da tela para o valor do argumento "screenCoods". |
Vector3 screenPointNormal(int x, int y) | Retorna uma normal que informa a direção deixando a câmera apontada na direção das coordenadas da tela para os valores dos argumentos "x" e "y". |
Vector3 screenPointNormal(Point2 screenCoords) | Retorna um normal que informa a direção que sai da câmera apontando na direção das coordenadas da tela para o valor do argumento "screenCoords". |
Vector3 screenPointNormal(float x, float y) | Retorna uma normal que informa a direção deixando a câmera apontada na direção das coordenadas da tela para os valores dos argumentos "x" e "y". |
Vector3 screenPointNormal(Vector2 screenCoords) | Retorna um normal que informa a direção que sai da câmera apontando na direção das coordenadas da tela para o valor do argumento "screenCoords". |
void takeScreenShot(String folder, String outputFile) | Tira um print (Screenshot) da tela e salva em uma pasta com o nome definido como o valor do argumento "folder", e em um arquivo dentro dessa pasta com o nome definido como o valor do argumento "outputFile". |
void takeScreenShot(String folder, String outputFile, boolean bypassFileChecking) | Tira um print (Screenshot) da tela e salva em uma pasta com o nome definido como o valor do argumento "folder", e em um arquivo dentro dessa pasta com o nome definido como o valor do argumento "outputFile", e se for o caso e o valor do argumento "bypassFileChecking" for "verdadeiro", a engine não verifica se o endereço do arquivo é gravável, e tenta colocar um endereço mesmo assim, por exemplo, se colocar um endereço fora, vai dar erro, já que o Android não permite escrever fora da data do aplicativo. |
void takeScreenShot(File folder, String outputFile) | Tira um print (Screenshot) da tela e salva em uma pasta com o nome definido no valor do argumento "folder", e em um arquivo dentro dessa pasta com o nome definido no valor do argumento "outputFile". |
float[] getViewMatrix() | Retorna a exibição de matriz da Câmera. |
float[] getProjectionMatrix() | Retorna a projeção da matriz da Câmera. |
ArrayList getFilters() | Retorna os filtros atuais usados na Câmera. |
[CameraFilter] getFilter(int idx) | Retorna um filtro da Câmera por um id definido como o valor do argumento "idx". |
[CameraFilter] getFilter(String tittle) | Retorna um filtro da Câmera por seu nome definido como o valor do argumento "tittle". |
[CameraFilter] getFilter([Class] classReference) | Retorna um filtro da Câmera por uma classe de referência definido como o valor do argumento "classReference". |
int getFilterCount() | Retorna o número de filtros usados na Câmera. |
void setFilters(ArrayList filters) | Define os filtros na Câmera como o valor do argumento "filters". |
void addFilter([CameraFilter] cameraFilter) | Adiciona um filtro da Câmera definido como o valor do argumento "cameraFilter". |
void removeFilter([CameraFilter] cameraFilter) | Remove um filtro da Câmera definido como o valor do argumento "cameraFilter". |
void recalculateMatrices() | Força o recálculo instantâneo das matrizes da Câmera. |
FrameBuffer getFrameBuffer() | Retorna o FrameBuffer anexado à Câmera. |
boolean isVisible(ModelRenderer modelRenderer) | Retorna verdadeiro se o ModelRenderer da Câmera é visível, retorna falso se não. |
boolean isVisible(Vertex vertex, SpatialObject object) | Retorna verdadeiro se o vértice do objeto definido no argumento é visível para a Câmera, retorna falso se não. |
boolean isVisible(Vertex vertex, Transform transform) | Retorna verdadeiro se o vértice do objeto e o Transform são visíveis para a Câmera, retorna falso se não. |
boolean isVisible(Vertex vertex, float[] renderMatrix) | Retorna verdadeiro se o vértice do objeto e a matriz de renderização são visíveis para a Câmera, retorna falso se não. |
boolean isSphereVisible(Vector3 position, float radius) | Retorna verdadeiro se a posição e o raio da esfera são visíveis para a Câmera, retorna falso se não. |
boolean isSphereVisible(float x, float y, float z, float radius) | Retorna verdadeiro se a posição e o raio da esfera são visíveis para a Câmera, retorna falso se não. |
boolean isSphereVisible(Transform transform, float radius) | Retorna verdadeiro se a posição do Transform e o raio da esfera são visíveis para a Câmera, retorna falso se não. |
boolean isCubeVisible(Vector3 position, float size) | Retorna verdadeiro se a posição e o tamanho do cubo são visíveis para a Câmera, retorna falso se não. |
boolean isCubeVisible(float x, float y, float z, float size) | Retorna verdadeiro se a posição e o tamanho do cubo são visíveis para a Câmera, retorna falso se não. |
boolean isPointVisible(SpatialObject object) | Retorna verdadeiro se o SpatialObject definido no argumento é visível para a Câmera, retorna falso se não. |
boolean isPointVisible(Transform transform) | Retorna verdadeiro se o Transform definido no argumento é visível para a Câmera, retorna falso se não. |
boolean isPointVisible(Vector3 position) | Retorna verdadeiro se a posição definida no argumento é visível para a Câmera, retorna falso se não. |
boolean isPointVisible(float x, float y, float z) | Retorna verdadeiro se a posição definida no argumento é visível para a Câmera, retorna falso se não. |
int determineImageResolutionPercentage() | Define a porcentagem de resolução atual da imagem da Câmera. |
float getExposure() | Retorna o valor do efeito Exposure atual da Câmera. |
int getFixedResolutionPixelsHeight() | Retorna o valor da resolução vertical fixa em pixels da Câmera. |
void setFixedResolutionPixelsHeight(int value) | Define o valor da resolução vertical fixa em pixels da Câmera. |
int getFixedResolutionPixelsWidth() | Retorna o valor da resolução horizontal fixa em pixels da Câmera. |
void setFixedResolutionPixelsWidth(int value) | Define o valor da resolução horizontal fixa em pixels da Câmera. |
[FreeAspectResolutionSide] getFreeAspectResolutionSide() | Retorna o valor da resolução livre em pixels da Câmera mantendo a proporção de acordo com o lado da tela do dispositivo. |
void setFreeAspectResolutionSide([FreeAspectResolutionSide] value) | Define o valor da resolução livre em pixels da Câmera mantendo a proporção de acordo com o lado da tela do dispositivo. |
int getFreeResolutionPixels() | Retorna o valor da resolução livre em pixels da Câmera. |
void setFreeResolutionPixels(int value) | Define o valor da resolução livre em pixels da Câmera. |
float[] getFrustumMatrix() | Retorna a matrix de frustum atual da Câmera. |
float getGamma() | Retorna o valor do efeito Gamma atual da Câmera. |
float[] getHierarchyCameraMatrix() | Retorna a hierarquia da matrix da Câmera. |
int getImageHeight() | Retorna a altura atual da imagem da Câmera. |
float getImageRatio() | Retorna a proporção atual da imagem da Câmera. |
int getImageWidth() | Retorna a largura atual da imagem da Câmera. |
float[] getInverseFrustumMatrix() | Retorna a matrix de frustum inversa atual da Câmera. |
float[] getInverseViewMatrix() | Retorna a visualização atual da matrix inversa da Câmera. |
float getNearPlane() | Retorna o valor do efeito NearPlane atual da Câmera. |
float getFarPlane() | Retorna o valor do efeito FarPlane atual da Câmera. |
float getScaledRectHeight() | Retorna a escala atual da altura do Rect da Câmera. |
float getRectHeight() | Retorna a altura atual do Rect da Câmera. |
void setRectHeight(float value) | Define a altura atual do Rect da Câmera. |
float getRectPosX() | Retorna a posição X atual do Rect da Câmera. |
float getScaledRectPosX() | Retorna a escala atual da posição X do Rect da Câmera. |
void setRectPosX(float value) | Define a posição X atual do Rect da Câmera. |
float getRectPosY() | Retorna a posição Y atual do Rect da Câmera. |
float getScaledRectPosY() | Retorna a escala atual da posição Y do Rect da Câmera. |
void setRectPosY(float value) | Define a posição Y atual do Rect da Câmera. |
float getRectWidth() | Retorna a largura atual do Rect da Câmera. |
float getScaledRectWidth() | Retorna a escala atual da largura do Rect da Câmera. |
void setRectWidth( float value) | Define a largura atual do Rect da Câmera. |
Vector3 getRenderCameraDirection() | Retorna a direção atual de renderização da Câmera. |
Vector3 getRenderCameraPosition() | Retorna a posição atual de renderização da Câmera. |
[ResolutionMode] getResolutionMode() | Retorna o modo de resolução atual da Câmera. |
void setResolutionMode([ResolutionMode] value) | Define o modo de resolução atual da Câmera. |
FrameBuffer getFrameBuffer() | Retorna o buffer de quadros atual da Câmera. |