Math
classe Math
Esta classe representa cálculos matemáticos básicos.
public class Math
— Métodos Estáticos (46) —
Nome | Descrição |
---|---|
float bySecond() | Executa Time "Time.deltaTime". |
float bySecond(float value) | Executa Time "Time.deltaTime" multiplicado pelo valor definido como o valor do argumento "value". |
float sin(float angle) | Retorna o seno do valor (ângulo) em graus. |
float cos(float angle) | Retorna o cosseno do valor (ângulo) em graus. |
float tan(float angle) | Retorna a tangente do valor (ângulo) em graus. |
float asin(float angle) | Retorna o arco seno do valor (ângulo), menos o ângulo em graus cujo seno é o próprio valor. |
float acos(float angle) | Retorna o arco cosseno do valor (ângulo), menos o ângulo em graus cujo cosseno é o próprio valor. |
float atan(float angle) | Retorna o arco tangente do valor (ângulo), menos o ângulo em graus cuja tangente é o próprio valor. |
float atan2(float x, float y) | Retorna o valor (ângulo) em graus cuja tangente é o valor definido como o valor do argumento "x" dividido pelo argumento definido como o valor do argumento "y". |
float sinRad(float rad) | Retorna o seno do valor (ângulo) em radianos. |
float cosRad(float rad) | Retorna o cosseno do valor (ângulo) em radianos. |
float tanRad(float rad) | Retorna a tangente do valor (ângulo) em radianos. |
float atan2Rad(float x, float y) | Retorna o valor (ângulo) em radianos cuja tangente é o valor definido como o valor do argumento "x" dividido pelo valor do argumento "y". |
float asinRad(float angle) | Retorna o arco seno do valor (ângulo), menos o ângulo em radianos cujo seno é o próprio valor. |
float acosRad(float angle) | Retorna o arco cosseno do valor (ângulo), menos o ângulo em radianos cujo cosseno é o próprio valor. |
float atanRad(float rad) | Retorna o arco tangente do valor (ângulo), menos o ângulo em radianos cuja tangente é o próprio valor. |
float sqrt(float value) | Retorna a raiz quadrada do valor. |
float cbrt(float value) | Retorna a raiz cúbica do valor. |
float pow(float value, float b) | Eleva o número definido como o valor do argumento "value" para o número definido como o valor do argumento "b". |
float abs(float value) | Retorna o valor absoluto do valor. |
int abs(int value) | Retorna o valor absoluto do valor. |
double abs(double value) | Retorna o valor absoluto do valor. |
float ceil(float value) | Retorna o menor inteiro int maior ou igual ao valor. |
float floor(float x) | Retorna o maior inteiro int que é menor ou igual ao valor. |
float round(float value) | Retorna o valor arredondado para o inteiro mais próximo int. |
float exp(float value) | Retorna o valor elevado à potência. |
float log(float value) | Retorna o logaritmo de um número com sua base. |
float log10(float value) | Retorna o logaritmo de um número cuja base é 10. |
float toRadians(float value) | Converte um valor (ângulo) medido em graus em um valor (ângulo) medido em radianos. |
float toDegrees(float value) | Converte um valor (ângulo) medido em radianos em um valor (ângulo) medido em graus. |
int dptopx(int value) | Converte (a conversão é feita usando a densidade da tela do dispositivo) o valor em "DPI-Pixels" para "Pixels". |
float deadzone(float value, float deadzone) | Corta o valor definido como argumento "value" se for menor que o valor de magnitude definido como argumento "deadzone". |
boolean isOnDeadzone(float value, float deadzone) | Retorna verdadeiro se o valor definido como argumento "value" for menor que o valor de magnitude definido como argumento "deadzone", falso se não for. |
float clamp(float min, float value, float max) | Corta um número em um valor mínimo definido como argumento "min" e um valor máximo definido como argumento "max" e valor atual definido como argumento "value". |
float clamp(float min, float value) | Corta um número para um valor mínimo definido como argumento "min" e o valor atual definido como argumento "value". |
float lerp(float value, float target, float speed) | Transforma um número definido como argumento "value" em um número definido como argumento "target" suavemente com base em uma velocidade definida como argumento "speed". |
float lerpInSeconds(float value, float target, float speed) | Transforma um número definido como argumento "value" em um número definido como argumento "target" suavemente com base em uma velocidade definida como argumento "speed" multiplicado por "Math.bySecond(1)". |
boolean negative(boolean value) | Retorna o valor invertido do [booleano]. |
float negative(float value) | Retorna o valor negativo de um número. |
int negative(int value) | Retorna o valor negativo de um número. |
float inverseSQRT(float x) | Retorna o inverso da raiz quadrada do número float. |
float lerpAngle(float value, float target, float progress) | Transforma um valor definido como argumento "value" em um valor definido como argumento "target" suavemente com base em uma velocidade definida como argumento "progress" e garante que os valores sejam interpolados corretamente quando houver um ângulo de 360 graus. |
float lerpAngleInSeconds(float value, float target, float progress) | Transforma um valor definido como argumento "value" em um valor definido como argumento "target" suavemente com base em uma velocidade definida como argumento "progress" multiplicado por "Math.bySecond(1)" e garante que os valores sejam interpolados corretamente quando existe um ângulo de 360 graus. |
float clampAngleTo360(float value) | Faz com que o valor (ângulo) fique dentro do limite "0 - 360" (ainda tem a mesma rotação resultante). |
float rangeConverter(float oldMin, float oldMax, float value, float newMin, float newMax) | Converte os valores mínimos (ângulo definido como argumento "value") mínimo definido como argumento "oldMin" e argumento máximo "oldMax" para os valores mínimos (ângulo) definidos como argumento "newMin" e máximo como argumento "newMax" dentro do limite "0 - 360". |
float fixNaN(float value) | Converte em um número ("NaN" é um valor especial que significa Not-A-Number). |