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Vector2

classe Vector2

Vector2 é um vetor com 2 posições, respectivamente, X e Y, geralmente usado em espaço de dimensão 2D, se você precisar de um vetor para 3 posições, use Vector3. Eles são usados para mapear posições de botões na tela, posição de toque na tela, etc.


public class Vector2

— Construtores (6) —

ConstrutorDescrição
Vector2()Cria uma nova instância do Vector2 com todos os valores definidos como 0.
Vector2(float a)Cria uma nova instância do Vector2 com os dois eixos [X, Y] definidos como o valor do argumento "a".
Vector2(float x, float y)Cria uma nova instância do Vector2 com X e Y definidos como os argumentos "x" e "y" respectivamente.
Vector2(int x, int y)Cria uma nova instância do Vector2 com X e Y definidos como os argumentos "x" e "y" respectivamente.
Vector2(float x, int y)Cria uma nova instância do Vector2 com X e Y definidos como os argumentos "x" e "y" respectivamente.
Vector2(int x, float y)Cria uma nova instância do Vector2 com X e Y definidos como os argumentos "x" e "y" respectivamente.

— Métodos (65) —

NomeDescrição
float getX()Retorna o valor X atual dentro deste vetor.
float getY()Retorna o valor atual de Y dentro deste vetor.
void setX(float value)Define o valor X atual dentro deste vetor com um novo valor.
void setY(float value)Define o valor Y atual dentro deste vetor com um novo valor.
void set(Vector2 value)Define o valor atual dentro deste vetor com um novo vetor do argumento.
void set(float a)Define o valor atual dentro deste vetor para um novo valor.
void set(float x, float y)Define o valor atual de X e Y dentro deste vetor para um novo valor.
Vector2 mul(Vector2 value)Multiplica os valores do vetor atual com os valores do vetor de entrada e retorna uma nova instância com esses valores multiplicados.
Vector2 mul(float x, float y)Multiplica os valores do vetor atual com os valores de entrada X e Y e retorna uma nova instância com esses valores multiplicados.
Vector2 mul(float a)Multiplica os valores do vetor atual com a entrada "a" e retorna uma nova instância desses valores multiplicados.
void mulLocal(Vector3 value)Multiplica os valores atuais do vetor pelos valores do vetor de entrada e aplica ao próprio vetor.
void mulLocal(Vector2 value)Multiplica os valores atuais do vetor pelos valores do vetor de entrada e aplica ao próprio vetor.
void mulLocal(float a)Multiplica os valores atuais do vetor pela entrada "a" e aplica ao próprio vetor.
void mulLocal(float x, float y)Multiplica os valores atuais do vetor com os valores de entrada X e Y e os aplica ao próprio vetor.
Vector2 div(Vector2 value)Divide os valores do vetor atual com os valores do vetor de entrada e retorna uma nova instância com esses valores divididos.
Vector2 div(float x, float y)Divide os valores do vetor atual com os valores de entrada X e Y e retorna uma nova instância com esses valores divididos.
Vector2 div(float a)Divide os valores do vetor atual com a entrada "a" e retorna uma nova instância com esses valores divididos.
void divLocal(Vector3 value)Divide os valores do vetor atual com os valores do vetor de entrada e aplica ao próprio vetor.
void divLocal(Vector2 value)Divide os valores do vetor atual com os valores do vetor de entrada e aplica ao próprio vetor.
void divLocal(float a)Divide os valores atuais do vetor com a entrada "a" e aplica ao próprio vetor.
void divLocal(float x, float y)Divide os valores atuais do vetor com os valores de entrada X e Y e os aplica ao próprio vetor.
Vector2 sum(Vector2 value)Incrementa os valores do vetor atual com os valores do vetor de entrada e retorna uma nova instância com esses valores incrementados.
Vector2 sum(float x, float y)Incrementa os valores do vetor atual com os valores X e Y de entrada e retorna uma nova instância com esses valores incrementados.
Vector2 sum(float a)Incrementa os valores do vetor atual com a entrada "a" e retorna uma nova instância com esses valores incrementados.
void sumLocal(Vector3 value)Incrementa os valores do vetor atual com os valores do vetor de entrada e aplica ao próprio vetor.
void sumLocal([Vector2 value])Incrementa os valores do vetor atual com os valores do vetor de entrada e aplica ao próprio vetor.
void sumLocal(float a)Incrementa os valores atuais do vetor com a entrada "a" e aplica ao próprio vetor.
void sumLocal(float x, float y)Incrementa os valores atuais do vetor com os valores X e Y de entrada e os aplica ao próprio vetor.
Vector2 sub(Vector2 value)Subtrai os valores do vetor atual com os valores do vetor de entrada e retorna uma nova instância com esses valores subtraídos.
Vector2 sub(float x, float y)Subtrai os valores do vetor atual com a entrada X e Y e retorna uma nova instância com esses valores subtraídos.
Vector2 sub(float a)Subtrai os valores do vetor atual com a entrada "a" e retorna uma nova instância com esses valores subtraídos.
void subLocal(Vector3 value)Subtrai os valores vetoriais atuais dos valores vetoriais de entrada e os aplica ao próprio vetor.
void subLocal(Vector3 value)Subtrai os valores vetoriais atuais dos valores vetoriais de entrada e os aplica ao próprio vetor.
void subLocal(float a)Subtrai os valores do vetor atual com a entrada "a" e aplica ao próprio vetor.
void subLocal(float x, float y)Subtrai os valores atuais do vetor com a entrada X e Y e os aplica ao próprio vetor.
boolean equals(Vector2 value)Compara o primeiro vetor com aquele no argumento, retorna verdadeiro se os valores corresponderem.
boolean equals(float a)Compara o primeiro vetor com o valor do argumento, retorna verdadeiro se os valores corresponderem.
boolean equals(float x, float y)Compara o vetor com o valor dos argumentos respectivamente x e y, retorna verdadeiro se os valores corresponderem.
float length()Retorna o comprimento do vetor com a raiz quadrada.
float sqrLength()Retorna o comprimento do vetor sem raiz quadrada.
float distance(Vector2 value)Retorna a distância entre dois vetores com a raiz quadrada.
float sqrDistance(Vector2 value)Retorna a distância entre dois vetores sem a raiz quadrada.
Vector2 copy()Retorna a cópia perfeita de um vetor.
String toString()Retorna os valores do vetor para uma String.
String toString(int decimals)Define o número de casas decimais que os eixos terão ao criar a String.
Vector2 zero()Retorna um novo vetor com seus eixos em 0.
Vector2 normalize()Faz com que o vetor tenha uma magnitude de 1, o vetor mantém a mesma direção, mas seu comprimento é 1,0, se o vetor for muito pequeno para normalizar, ele é definido como zero.
void normalizeLocal()Faz com que o vetor tenha magnitude 1, o vetor mantém a mesma direção, mas seu comprimento é 1,0, a diferença para "normalize" é que esse método aplica a modificação no próprio vetor, se o vetor for muito pequeno para normalizar, é definido como zero.
float dot(Vector2 value)Calcula o produto escalar deste vetor e o vetor passado no argumento e retorna o valor.
float dot(float a)Calcula o produto escalar deste vetor e o valor passado no argumento e retorna o valor.
float dot(float x, float y)Calcula o produto escalar deste vetor e os valores passados, X e Y no argumento e retorna o valor.
Vector2 cross(Vector2 value)Produto vetorial de dois vetores. O produto vetorial de dois vetores resulta em um terceiro vetor que é perpendicular aos dois vetores de entrada. A magnitude do resultado é igual às magnitudes das duas entradas multiplicadas e depois multiplicadas pelo seno do ângulo entre as entradas.
Vector2 cross(float x, float y)Produto vetorial de dois vetores, respectivamente x e y, o produto vetorial de dois vetores resulta em um terceiro vetor que é perpendicular aos dois vetores de entrada. A magnitude do resultado é igual às magnitudes das duas entradas multiplicadas juntas e então multiplicadas pelo seno do ângulo entre as entradas.
void lerp(Vector2 value, float speed)Transforma um vetor em um vetor de forma suavizada com base em uma velocidade.
void lerp(float a, float speed)Transforma um vetor em um vetor de forma suavizada com base em uma velocidade.
void lerp(float x, float y, float speed)Suaviza um vetor em outro, respectivamente X e Y com base em uma velocidade.
void lerpInSeconds(Vector2 value, float speed)Suaviza um vetor em outro, com base em uma velocidade multiplicada por "Math.bySecond(1)".
void lerpInSeconds(float a, float speed)Suaviza um vetor em outro, com base em uma velocidade multiplicada por "Math.bySecond(1)".
void lerpInSeconds(float x, float y, float speed)Suaviza um vetor em outro, respectivamente X e Y com base em uma velocidade multiplicada por "Math.bySecond(1)".
void blend(Vector2 value, float blend)Mistura o vetor com outro.
void blend(float a, float blend)Mistura o vetor com outro, dada uma porcentagem de 0-1.
void blend(float x, float y)Mistura o vetor com outro, respectivamente, X e Y, dada uma porcentagem de 0-1.
Vector2 rotateAroundPivot(Vector2 vector, float angle)Gira o vetor a quantidade de graus determinada pelo argumento "angle" em torno das coordenadas 0, 0.
Vector2 rotateAroundPivot(Vector2 vector, Vector2 pivot, float angle)Rotaciona o vetor a quantidade de graus determinada pelo argumento "angle" em torno das coordenadas "pivot".
void rotateLocal(float angle)Rotaciona o vetor a quantidade de graus determinada pelo argumento "angle" e aplica-o ao próprio vetor.

— Operadores (10) —

+ Soma 2 vetores e retorna um novo com o resultado.

Vector2 a = new Vector2(1, 0);  
Vector2 b = new Vector2(1, 0);

a + b;

// a = {2, 0}

- Diminui 2 vetores e retorna um novo com o resultado.

Vector2 a = new Vector2(6, 5);  
Vector2 b = new Vector2(6, 2);

a - b;

// a = {0, 3}

* Multiplica 2 vetores e retorna um novo com o resultado.

Vector2 a = new Vector2(5, 2);  
Vector2 b = new Vector2(5, 2);

a * b;

// a = {25, 4}

/ Divide 2 vetores e retorna um novo com o resultado.

Vector2 a = new Vector2(1, 2);  
Vector2 b = new Vector(1, 2);

a / b;

// a = {1, 1}

+= Soma vetores e aplica o resultado ao próprio vetor.

Vector2 a = new Vector2(5, 5);  
Vector2 b = new Vector3(2, 3);

a += b;

// a = {7, 8}

-= Diminui 2 vetores e aplica o resultado ao próprio vetor.

Vector2 a = new Vector2(5, 5);  
Vector2 b = new Vector2(4, 5);

a -= b;

// a = {1, 0}

/= Divide 2 vetores e aplica o resultado ao próprio vetor.

Vector2 a = new Vector2(10, 0);  
Vector2 b = new Vector2(5, 0);

a /= b;

// a = {2, 0}

*= Multiplica 2 vetores e aplica o resultado ao próprio vetor.

Vector2 a = new Vector2(2, 2);  
Vector2 b = new Vector2(4, 3);

a *= b;

// a = {8, 6}

++ Soma 1 ao vetor.

Vector2 a = new Vector2(5, 0);

a++;

// a = {6, 0}

-- Diminui 1 do vetor.

Vector2 a = new Vector2(5, 0);  

a--;

// a = {4, 0}

— Comparadores (5) —

>= Compara se o comprimento do vetor é maior ou igual ao outro.

Vector2 a = new Vector2(10,0);  

if(a >= 10){

// VERDADEIRO porque o comprimento do vetor "a" é 10 ou maior

}

<= Compara se o comprimento do vetor é menor ou igual ao outro.

Vector2 a = new Vector2(10,0);  

if(a <= 15){

// VERDADEIRO porque o comprimento é menor que "15"

}

> Compara se o comprimento do vetor é maior que o outro.

Vector2 a = new Vector2(10,0);  

if(a > 10){

// FALSO porque o comprimento do vetor "a" é 10 e não maior

}

< Compara se o comprimento do vetor é maior que o outro.

Vector2 a = new Vector2(10,0);  

if(a < 10){

// FALSO porque o comprimento do vetor "a" não é menor que 10

}

== Compara se os 2 eixos do Vector2 são iguais.

Vector2 a = new Vector3(10, 10);  
Vector2 b = new Vector3(10, 10);

if(a == b){

// VERDADEIRO porque o comprimento do vetor "a" é igual ao do vetor "b"

}