Vector2
classe Vector2
Vector2 é um vetor com 2 posições, respectivamente, X e Y, geralmente usado em espaço de dimensão 2D, se você precisar de um vetor para 3 posições, use Vector3. Eles são usados para mapear posições de botões na tela, posição de toque na tela, etc.
public class Vector2
— Construtores (6) —
Construtor | Descrição |
---|---|
Vector2() | Cria uma nova instância do Vector2 com todos os valores definidos como 0. |
Vector2(float a) | Cria uma nova instância do Vector2 com os dois eixos [X, Y] definidos como o valor do argumento "a". |
Vector2(float x, float y) | Cria uma nova instância do Vector2 com X e Y definidos como os argumentos "x" e "y" respectivamente. |
Vector2(int x, int y) | Cria uma nova instância do Vector2 com X e Y definidos como os argumentos "x" e "y" respectivamente. |
Vector2(float x, int y) | Cria uma nova instância do Vector2 com X e Y definidos como os argumentos "x" e "y" respectivamente. |
Vector2(int x, float y) | Cria uma nova instância do Vector2 com X e Y definidos como os argumentos "x" e "y" respectivamente. |
— Métodos (65) —
Nome | Descrição |
---|---|
float getX() | Retorna o valor X atual dentro deste vetor. |
float getY() | Retorna o valor atual de Y dentro deste vetor. |
void setX(float value) | Define o valor X atual dentro deste vetor com um novo valor. |
void setY(float value) | Define o valor Y atual dentro deste vetor com um novo valor. |
void set(Vector2 value) | Define o valor atual dentro deste vetor com um novo vetor do argumento. |
void set(float a) | Define o valor atual dentro deste vetor para um novo valor. |
void set(float x, float y) | Define o valor atual de X e Y dentro deste vetor para um novo valor. |
Vector2 mul(Vector2 value) | Multiplica os valores do vetor atual com os valores do vetor de entrada e retorna uma nova instância com esses valores multiplicados. |
Vector2 mul(float x, float y) | Multiplica os valores do vetor atual com os valores de entrada X e Y e retorna uma nova instância com esses valores multiplicados. |
Vector2 mul(float a) | Multiplica os valores do vetor atual com a entrada "a" e retorna uma nova instância desses valores multiplicados. |
void mulLocal(Vector3 value) | Multiplica os valores atuais do vetor pelos valores do vetor de entrada e aplica ao próprio vetor. |
void mulLocal(Vector2 value) | Multiplica os valores atuais do vetor pelos valores do vetor de entrada e aplica ao próprio vetor. |
void mulLocal(float a) | Multiplica os valores atuais do vetor pela entrada "a" e aplica ao próprio vetor. |
void mulLocal(float x, float y) | Multiplica os valores atuais do vetor com os valores de entrada X e Y e os aplica ao próprio vetor. |
Vector2 div(Vector2 value) | Divide os valores do vetor atual com os valores do vetor de entrada e retorna uma nova instância com esses valores divididos. |
Vector2 div(float x, float y) | Divide os valores do vetor atual com os valores de entrada X e Y e retorna uma nova instância com esses valores divididos. |
Vector2 div(float a) | Divide os valores do vetor atual com a entrada "a" e retorna uma nova instância com esses valores divididos. |
void divLocal(Vector3 value) | Divide os valores do vetor atual com os valores do vetor de entrada e aplica ao próprio vetor. |
void divLocal(Vector2 value) | Divide os valores do vetor atual com os valores do vetor de entrada e aplica ao próprio vetor. |
void divLocal(float a) | Divide os valores atuais do vetor com a entrada "a" e aplica ao próprio vetor. |
void divLocal(float x, float y) | Divide os valores atuais do vetor com os valores de entrada X e Y e os aplica ao próprio vetor. |
Vector2 sum(Vector2 value) | Incrementa os valores do vetor atual com os valores do vetor de entrada e retorna uma nova instância com esses valores incrementados. |
Vector2 sum(float x, float y) | Incrementa os valores do vetor atual com os valores X e Y de entrada e retorna uma nova instância com esses valores incrementados. |
Vector2 sum(float a) | Incrementa os valores do vetor atual com a entrada "a" e retorna uma nova instância com esses valores incrementados. |
void sumLocal(Vector3 value) | Incrementa os valores do vetor atual com os valores do vetor de entrada e aplica ao próprio vetor. |
void sumLocal([Vector2 value]) | Incrementa os valores do vetor atual com os valores do vetor de entrada e aplica ao próprio vetor. |
void sumLocal(float a) | Incrementa os valores atuais do vetor com a entrada "a" e aplica ao próprio vetor. |
void sumLocal(float x, float y) | Incrementa os valores atuais do vetor com os valores X e Y de entrada e os aplica ao próprio vetor. |
Vector2 sub(Vector2 value) | Subtrai os valores do vetor atual com os valores do vetor de entrada e retorna uma nova instância com esses valores subtraídos. |
Vector2 sub(float x, float y) | Subtrai os valores do vetor atual com a entrada X e Y e retorna uma nova instância com esses valores subtraídos. |
Vector2 sub(float a) | Subtrai os valores do vetor atual com a entrada "a" e retorna uma nova instância com esses valores subtraídos. |
void subLocal(Vector3 value) | Subtrai os valores vetoriais atuais dos valores vetoriais de entrada e os aplica ao próprio vetor. |
void subLocal(Vector3 value) | Subtrai os valores vetoriais atuais dos valores vetoriais de entrada e os aplica ao próprio vetor. |
void subLocal(float a) | Subtrai os valores do vetor atual com a entrada "a" e aplica ao próprio vetor. |
void subLocal(float x, float y) | Subtrai os valores atuais do vetor com a entrada X e Y e os aplica ao próprio vetor. |
boolean equals(Vector2 value) | Compara o primeiro vetor com aquele no argumento, retorna verdadeiro se os valores corresponderem. |
boolean equals(float a) | Compara o primeiro vetor com o valor do argumento, retorna verdadeiro se os valores corresponderem. |
boolean equals(float x, float y) | Compara o vetor com o valor dos argumentos respectivamente x e y, retorna verdadeiro se os valores corresponderem. |
float length() | Retorna o comprimento do vetor com a raiz quadrada. |
float sqrLength() | Retorna o comprimento do vetor sem raiz quadrada. |
float distance(Vector2 value) | Retorna a distância entre dois vetores com a raiz quadrada. |
float sqrDistance(Vector2 value) | Retorna a distância entre dois vetores sem a raiz quadrada. |
Vector2 copy() | Retorna a cópia perfeita de um vetor. |
String toString() | Retorna os valores do vetor para uma String. |
String toString(int decimals) | Define o número de casas decimais que os eixos terão ao criar a String. |
Vector2 zero() | Retorna um novo vetor com seus eixos em 0. |
Vector2 normalize() | Faz com que o vetor tenha uma magnitude de 1, o vetor mantém a mesma direção, mas seu comprimento é 1,0, se o vetor for muito pequeno para normalizar, ele é definido como zero. |
void normalizeLocal() | Faz com que o vetor tenha magnitude 1, o vetor mantém a mesma direção, mas seu comprimento é 1,0, a diferença para "normalize" é que esse método aplica a modificação no próprio vetor, se o vetor for muito pequeno para normalizar, é definido como zero. |
float dot(Vector2 value) | Calcula o produto escalar deste vetor e o vetor passado no argumento e retorna o valor. |
float dot(float a) | Calcula o produto escalar deste vetor e o valor passado no argumento e retorna o valor. |
float dot(float x, float y) | Calcula o produto escalar deste vetor e os valores passados, X e Y no argumento e retorna o valor. |
Vector2 cross(Vector2 value) | Produto vetorial de dois vetores. O produto vetorial de dois vetores resulta em um terceiro vetor que é perpendicular aos dois vetores de entrada. A magnitude do resultado é igual às magnitudes das duas entradas multiplicadas e depois multiplicadas pelo seno do ângulo entre as entradas. |
Vector2 cross(float x, float y) | Produto vetorial de dois vetores, respectivamente x e y, o produto vetorial de dois vetores resulta em um terceiro vetor que é perpendicular aos dois vetores de entrada. A magnitude do resultado é igual às magnitudes das duas entradas multiplicadas juntas e então multiplicadas pelo seno do ângulo entre as entradas. |
void lerp(Vector2 value, float speed) | Transforma um vetor em um vetor de forma suavizada com base em uma velocidade. |
void lerp(float a, float speed) | Transforma um vetor em um vetor de forma suavizada com base em uma velocidade. |
void lerp(float x, float y, float speed) | Suaviza um vetor em outro, respectivamente X e Y com base em uma velocidade. |
void lerpInSeconds(Vector2 value, float speed) | Suaviza um vetor em outro, com base em uma velocidade multiplicada por "Math.bySecond(1)". |
void lerpInSeconds(float a, float speed) | Suaviza um vetor em outro, com base em uma velocidade multiplicada por "Math.bySecond(1)". |
void lerpInSeconds(float x, float y, float speed) | Suaviza um vetor em outro, respectivamente X e Y com base em uma velocidade multiplicada por "Math.bySecond(1)". |
void blend(Vector2 value, float blend) | Mistura o vetor com outro. |
void blend(float a, float blend) | Mistura o vetor com outro, dada uma porcentagem de 0-1. |
void blend(float x, float y) | Mistura o vetor com outro, respectivamente, X e Y, dada uma porcentagem de 0-1. |
Vector2 rotateAroundPivot(Vector2 vector, float angle) | Gira o vetor a quantidade de graus determinada pelo argumento "angle" em torno das coordenadas 0, 0. |
Vector2 rotateAroundPivot(Vector2 vector, Vector2 pivot, float angle) | Rotaciona o vetor a quantidade de graus determinada pelo argumento "angle" em torno das coordenadas "pivot". |
void rotateLocal(float angle) | Rotaciona o vetor a quantidade de graus determinada pelo argumento "angle" e aplica-o ao próprio vetor. |
— Operadores (10) —
+
Soma 2 vetores e retorna um novo com o resultado.
Vector2 a = new Vector2(1, 0);
Vector2 b = new Vector2(1, 0);
a + b;
// a = {2, 0}
-
Diminui 2 vetores e retorna um novo com o resultado.
Vector2 a = new Vector2(6, 5);
Vector2 b = new Vector2(6, 2);
a - b;
// a = {0, 3}
*
Multiplica 2 vetores e retorna um novo com o resultado.
Vector2 a = new Vector2(5, 2);
Vector2 b = new Vector2(5, 2);
a * b;
// a = {25, 4}
/
Divide 2 vetores e retorna um novo com o resultado.
Vector2 a = new Vector2(1, 2);
Vector2 b = new Vector(1, 2);
a / b;
// a = {1, 1}
+=
Soma vetores e aplica o resultado ao próprio vetor.
Vector2 a = new Vector2(5, 5);
Vector2 b = new Vector3(2, 3);
a += b;
// a = {7, 8}
-=
Diminui 2 vetores e aplica o resultado ao próprio vetor.
Vector2 a = new Vector2(5, 5);
Vector2 b = new Vector2(4, 5);
a -= b;
// a = {1, 0}
/=
Divide 2 vetores e aplica o resultado ao próprio vetor.
Vector2 a = new Vector2(10, 0);
Vector2 b = new Vector2(5, 0);
a /= b;
// a = {2, 0}
*=
Multiplica 2 vetores e aplica o resultado ao próprio vetor.
Vector2 a = new Vector2(2, 2);
Vector2 b = new Vector2(4, 3);
a *= b;
// a = {8, 6}
++
Soma 1 ao vetor.
Vector2 a = new Vector2(5, 0);
a++;
// a = {6, 0}
--
Diminui 1 do vetor.
Vector2 a = new Vector2(5, 0);
a--;
// a = {4, 0}
— Comparadores (5) —
>=
Compara se o comprimento do vetor é maior ou igual ao outro.
Vector2 a = new Vector2(10,0);
if(a >= 10){
// VERDADEIRO porque o comprimento do vetor "a" é 10 ou maior
}
<=
Compara se o comprimento do vetor é menor ou igual ao outro.
Vector2 a = new Vector2(10,0);
if(a <= 15){
// VERDADEIRO porque o comprimento é menor que "15"
}
>
Compara se o comprimento do vetor é maior que o outro.
Vector2 a = new Vector2(10,0);
if(a > 10){
// FALSO porque o comprimento do vetor "a" é 10 e não maior
}
<
Compara se o comprimento do vetor é maior que o outro.
Vector2 a = new Vector2(10,0);
if(a < 10){
// FALSO porque o comprimento do vetor "a" não é menor que 10
}
==
Compara se os 2 eixos do Vector2 são iguais.
Vector2 a = new Vector3(10, 10);
Vector2 b = new Vector3(10, 10);
if(a == b){
// VERDADEIRO porque o comprimento do vetor "a" é igual ao do vetor "b"
}