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Luz

Para que serve uma luz?

  • A luz é responsável por simular a iluminação em ambientes tridimensionais, proporcionando a aparência visual de cenas mais realistas e atraentes. As luzes são usadas para iluminar objetos, criar sombras e definir a atmosfera geral de uma cena.

Propriedades

Tipo

  • Determina os tipos de iluminação da luz na cena.

Pontual

  • Refere-se a uma fonte de iluminação que se origina de um local particular e se espalha em todas as direções. É útil para replicar a iluminação de lâmpadas, tochas e objetos similares, criando uma distribuição de luz omnidirecional a partir de um ponto focal específico.

Diâmetro
  • Determina o diâmetro da luz pontual na cena.

Holofote

  • Refere-se a uma fonte de iluminação que se concentra em uma direção específica, simulando um feixe de luz focalizado. Ideal para criar efeitos direcionais, o holofote possui um ponto de origem, uma direção específica e um cone de abertura, possibilitando a geração de sombras e atenuação de luz conforme necessário na cena tridimensional.

Distância
  • Determina a distância de iluminação da luz holofote na cena.

Ângulo mínimo
  • Determina o ângulo mínimo de iluminação da luz holofote na cena.

Ângulo máximo
  • Determina o ângulo máximo de iluminação da luz holofote na cena.

Sol

  • Refere-se a uma fonte de iluminação que simula a iluminação do sol, uma luz global que preenche uniformemente toda a cena.

Intensidade

  • Determina a intensidade da luz na cena.

Cor

  • Determina a cor da luz na cena.

Sombra

  • Refere-se as sombras geradas pela iluminação da luz.

Intensidade da sombra

  • Determina a intensidade da sombra gerada pela iluminação da luz na cena.

Resolução da sombra

  • Determina a resolução da sombra gerada pela iluminação da luz na cena.

Bias mínimo

  • Determina o valor mínimo da correção adicionada ao cálculo da profundidade durante a renderização de sombras. Isso ajuda a afastar as sombras ligeiramente da superfície que está lançando a sombra, evitando assim os problemas z-fighting e acne de sombras.

Bias máximo

  • Determina o valor máximo da correção adicionada ao cálculo da profundidade durante a renderização de sombras. Isso ajuda a afastar as sombras ligeiramente da superfície que está lançando a sombra, evitando assim os problemas z-fighting e acne de sombras.

Distância vísivel

  • Determina a distância da sombra gerada pela iluminação da luz na cena que será vísivel.

Borrão

  • Determina a intensidade do borrão da sombra gerada pela iluminação da luz na cena.

Distância mínima da sombra

  • Determina a distância mínima de renderização da sombra gerada pela iluminação da luz na cena.